FAIL (the browser should render some flash content, not this).

d

Ginecologista defende os benefícios do consumo da soja para a saúde da mulher

.......São Paulo, 20 de maio de 2003 - O médico Hans Wolfgang Halbe assegura que a soja é comprovadamente "uma opção natural e menos arriscada no combate a síndrome do climatério. Ela influi positivamente na saúde óssea da mulher e no colesterol ". Halbe é professor associado da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da USP. ..............Baseado em estudos epidemiológicos o especialista afirma que o consumo diário na medida mínina de 50 gramas de soja pode ser um agente defensor contra o câncer de mama. Sua defesa da fitoterapia e em especial, sua convicção sobre a importância da soja será levada à discussão na XXIX Jornada Pernambucana de Ginecologia e Obstetrícia. O evento acontece em Gravatá, Recife, nos dias 23, 24 e 25 deste mês. Hans Wolfgang Halbe falará a convite da Herborisa, laboratório responsável pelo gérmen de soja IsoSoy, nessa jornada que reunirá profissionais da saúde de todo o País.

.......“A soja é um alimento muito rico, temos vários estudos com a população oriental de incidência de câncer de mama que demonstra o quanto a mudança da dieta aumenta o risco de câncer, na medida em que eles mudam os hábitos alimentares na migração para o Ocidente. A soja é altamente indicada para a prevenção da osteoporose, mas dentro de um estilo de vida que inclua o consumo diário do alimento, seja em forma de gérmen de soja em cápsulas, grão ou extrato", diz o professor Halbe.

.......O embargo do estudo hormonal WHI dos EUA no ano passado, aumentou a procura pelos produtos naturais, como por exemplo, os derivados da soja pelo alto conteúdo de isoflavonas, mas os médicos recomendam que a isoflavona seja consumida junto com os outros componentes nutricionais do gérmen, a parte mais rica do grão, para que o alimento possa ter o real efeito. Os consumidores desconhecem o fato de que ao passar pelo isolamento do grão, a isoflavona perde a biodisponibilidade ao organismo, ou seja, o organismo não absorve o fitohormônio com tanta eficiência. O gérmen de soja IsoSoy é o único natural do mercado que contém toda a riqueza da parte mais nobre do grão e não passa por processos químicos. Em 2001, o médico iniciou um estudo clínico no Hospital das Clínicas em São Paulo, apoiado pelo laboratório Herborisa. Realizado em dois grupos, Halbe explica que parte das mulheres tomam gérmen de soja e a outra, extrato de soja. As pacientes estão sendo observadas quanto aos sintomas da menopausa, do colesterol e da densidometria óssea. O estudo deve ser concluído em 2005, o médico enfatiza a importância da realização de estudos a longo prazo para o assunto. Além de professor adjunto do departamento de ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, o doutor Hans Wolfgang Halbe, é editor do Tratado de Ginecologia da Editora Roca.

.......Uma das questões é: "como consumir o alimento para obter o efeito desejado?". Segundo o médico ginecologista e professor Halbe, "os benefícios podem ser obtidos tanto com a soja na alimentação quanto com o gérmen de soja em cápsula, mas o tratamento é a longo prazo. "Os benefícios analisados na cultura oriental existem pelo fato da soja estar inserida no hábito alimentar, o que acho que devemos fazer com os brasileiros". Nos EUA, a FDA já oficializou o potencial terapêutico da soja na prevenção de doenças do coração. O órgão se baseou em estudos científicos para certificar que o consumo diário de 25g de proteína de soja pode prevenir os riscos das doenças vasculares, reduzindo os níveis de colesterol total e do "mau" colesterol (LDL).

.......O professor Halbe conta ainda que, além dos diversos efeitos colaterais, o hormônio sintético também aumenta o risco de trombose nas mulheres, risco que a soja não oferece. E que estudos mostraram que crianças que sofrem de rejeição ao leite da vaca ou materno e são alimentadas com o leite de soja, tem a mesma ossificação que as crianças que consumiram o leite convencional, a única dúvida é quanto aos bebês prematuros.

.......IsoSoy, gérmen de soja não transgênico rastreável O IsoSoy é um produto naturalmente saúdavel com base de gérmen de soja não transgênico, sem adição de solventes ou substâncias químicas, produzido pela Herborisa num exclusivo "Programa de Identidade Preservada". É um sistema que avalia a qualidade da soja desde o plantio, desenvolvimento e acompanhamento da lavoura à colheita: armazenamento, beneficiamento, industrialização (separação e moagem do gérmen), até a chegada do produto às prateleiras. Todas as etapas do processo são documentadas e as amostras são analisadas nos Estados Unidos para garantir que o produto não é GMO (geneticamente modificado) e depois guardadas. Com este processo, o fabricante tem condições de rastrear uma caixinha do Isosoy e descobrir qual a data da colheita, quem plantou, quando foi armazenada, processada ou embalada. O laboratório Herborisa fica em Londrina, Paraná é parceira da GaMa, líder em exportação de soja para consumo humano O Isosoy tem baixo teor calórico, índice colesterol zero e não engorda. Não provoca efeitos colaterais, é absorvido de forma natural pelo intestino e tem grande aceitação por médicos, nutrólogos, nutricionistas e consumidores.

.......O professor Hans já está disponível para entrevistas sobre o tema.

 

 

Galeria de Comunicações imprensa@galeriadecomunicacoes.com.br
11-3832-6691/3645-2489/9431-6273
Para mais informações, por favor, contatem:
Luciana Juhas, jornalista responsável pelo IsoSoy.
juhas@galeriadecomunicacoes.com.br

 

Clique para volta para página de Noticías