Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia discutirá benefícios da soja para a saúde da mulher
.......O ginecologista Hans Wolfgang Halbe é destaque no evento onde fala sobre suas experiências clínicas. Uma das maiores autoridades nesta área, ele apresentará dados positivos da condução do estudo com gérmen de soja no tratamento complementar da menopausa, em realização na Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
São Paulo, 12 de novembro de 2003 –O Centro de Convenções de Pernambuco em Recife, reunirá na próxima semana dos dias 18 a 22, seis mil médicos congressistas de toda América Latina que estarão falando, ouvindo e discutindo a saúde da mulher. No dia 18, o médico que também é professor associado da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da USP, Hans Wolfgang Halbe defenderá a soja como opção complementar mais funcional no combate à síndrome do climatério. “O grão influencia positivamente na saúde óssea da mulher e no colesterol”, afirma Halbe. .......Para o Presidente do Congresso, o médico ginecologista Sabino Pinho, " a soja é um excelente suplemento alimentar que está sendo empregado para as mulheres no climatério, caracterizando a sintomatologia de cada uma, bem como necessidade e adaptação".
.......O professor Hans falará a convite da Herborisa, laboratório paranaense responsável pelo gérmen de soja IsoSoy, nesse congresso que reunirá profissionais da saúde de todo o País. Posta em cheque no ano passado pela comunidade médica internacional, o tratamento hormonal da menopausa hoje não é mais visto como a melhor ou a única opção para esse tratamento.
.......Hans Wolfgang Halbe, que também é editor do Tratado de Ginecologia da Editora Rocca, afirma que o consumo diário mínimo de 40 gramas de soja pode ser uma medida preventiva contra o câncer de mama. " Soja é um alimento muito rico, temos vários estudos com a população oriental de incidência de câncer de mama que demonstra o quanto à mudança da dieta aumenta o risco de câncer, na medida em que eles mudam os hábitos alimentares na migração para o Ocidente. A soja é altamente indicada para a prevenção da osteoporose, mas dentro de um estilo de vida que inclua o consumo diário do alimento, que pode ser substituído pelo consumo de cápsulas do gérmen, por exemplo", diz o professor Halbe.
.......Considerada uma das melhores opções naturais para esse tratamento com estudos publicados e outros em curso, a soja se apresenta como uma boa solução para mulheres com problemas de câncer no histórico familiar. Outro ponto relevante é que a mulher passa em média 30 anos no climatério e, correntes médicas afirmam que é inviável a mulher ser medicalizada durante tanto tempo, daí a busca por alternativas naturais.
.......O embargo do estudo hormonal WHI dos EUA no ano passado, aumentou a procura pelos produtos naturais, como por exemplo, os derivados da soja pelo alto conteúdo de isoflavonas, mas os médicos recomendam que as isoflavonas sejam consumidas junto com os outros componentes nutricionais do gérmen, a parte mais rica do grão, para que o alimento possa ter o real efeito.
.......Os consumidores desconhecem o fato de que ao passar pelo isolamento do grão, as isoflavonas perdem a biodisponibilidade ao organismo, ou seja, o organismo não absorve o fitohormônio com tanta eficiência.
.......O gérmen de soja IsoSoy é o único natural do mercado que contém toda a riqueza da parte mais nobre do grão e não passa por processos químicos. Em 2001, o médico iniciou um estudo clínico no Hospital das Clínicas em São Paulo, apoiado pelo laboratório Herborisa. Realizado em dois grupos, Halbe explica que parte das mulheres tomam gérmen de soja e a outra, extrato de soja. As pacientes estão sendo observadas quanto aos sintomas da menopausa, do colesterol e da densitometria óssea. O estudo deve ter seus primeiros resultados publicados em 2004 e o médico enfatiza a importância da realização de estudos a longo prazo para o assunto.
.......Nos EUA, a FDA já oficializou o potencial terapêutico da soja na prevenção de doenças do coração. O órgão se baseou em estudos científicos para certificar que o consumo diário de 25g de proteína de soja pode prevenir os riscos das doenças vasculares, reduzindo os níveis de colesterol total e do "mau" colesterol (LDL).
.......O professor Halbe conta ainda que, além dos diversos efeitos colaterais, o hormônio sintético também aumenta o risco de trombose nas mulheres, risco que a soja não oferece. E que estudos mostraram que crianças que sofrem de rejeição ao leite da vaca ou materno e são alimentadas com o leite de soja, tem a mesma ossificação que as crianças que consumiram o leite convencional.
IsoSoy, gérmen de soja não transgênico rastreável.
.......O IsoSoy é o único produto 100% natural à base de gérmen de soja não transgênico, sem adição de solventes ou substâncias químicas, produzido pela Herborisa num exclusivo "Programa de Identidade Preservada". É um sistema que avalia a qualidade da soja desde o plantio, desenvolvimento e acompanhamento da lavoura à colheita: armazenamento, beneficiamento, industrialização (separação e moagem do gérmen), até a chegada do produto às prateleiras.
.......Todas as etapas do processo são documentadas e as amostras são analisadas nos Estados Unidos para garantir que o produto não é GMO (geneticamente modificado) e depois guardadas. Com este processo, o fabricante tem condições de rastrear uma caixinha do Isosoy e descobrir qual a data da colheita, quem plantou, quando foi armazenada, processada ou embalada.
.......O laboratório Herborisa fica em Londrina, no Paraná e é parceira da GaMa, líder em exportação de soja para consumo humano. O Isosoy tem baixo teor calórico, índice colesterol zero e não engorda. Não provoca efeitos colaterais, é absorvido de forma natural pelo intestino e tem grande aceitação por médicos, nutrólogos, nutricionistas e consumidores.
O professor Hans já está disponível para entrevistas sobre o tema.
Para mais informações, por favor contatem:
Galeria de Comunicações
imprensa@galeriadecomunicacoes.com.br
11-3832-6691/11-3645-2489/11-9431-6273
Luciana Juhas, jornalista responsável pelo IsoSoy, juhas@galeriadecomunicacoes.com.br